Arquivo do blog

terça-feira, 30 de abril de 2013

4 de maio, Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar

Pneumologistas reúnem-se com pacientes e familiares na luta por mais qualidade de vida

No dia 4 de maio de 2013, em virtude da comemoração do Dia Mundial de Hipertensão Pulmonar, a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) e a ABRAF (Associação Brasileira de Amigos e Familiares de portadores com hipertensão arterial pulmonar) selam importante parceria em prol dos pacientes. Das 8h30 às 17h30, no Hotel Bourbon Ibirapuera, em São Paulo, uma programação rica em palestras voltadas para o tema devem reunir especialistas do Brasil e também internacionais, pacientes e familiares, para um grande debate em torno da doença.

Uma das presenças já confirmadas é a da presidente da SPPT, dra. Mônica Corso, que falará sobre a diferença entre hipertensão pulmonar e hipertensão arterial pulmonar (HAP), ou seja, apresentará as diferenças causas de aumento da pressão na circulação pulmonar (hipertensão pulmonar), dentre elas a HAP. Outra participante,  dra. Jaquelina Ota, coordenadora do Serviço de Circulação Pulmonar da UNIFESP, terá como tema as vias de tratamento da hipertensão arterial pulmonar.
Também confirmaram presença Migdalia Denis, presidente da Sociedade Latina de Hipertensão Pulmonar (SLHP), que abordará o panorama mundial da doença, e Victor Medina, e Paula Menezes, vice-presidente da ABRAF.

“Este evento é um grande avanço para promover maior conscientização sobre a hipertensão pulmonar. Promover esta troca de informações entre pacientes e especialistas de toda a América Latina só tem a fortalecer nosso movimento de buscar sempre melhores condições de vida aos pacientes. Movendo toda a comunidade, podemos sensibilizar mais pessoas para lutar por esta causa”, comenta Paula Menezes.
A HAP no Brasil

A hipertensão pulmonar é caracterizada por um conjunto de alterações que dificultam a passagem do sangue pelas artérias pulmonares, causando aumento da resistência nestas artérias. Assim, o coração acaba trabalhando mais para forçar o sangue através dos vasos contra esta pressão e não raro esse processo causa cansaço e desmaios nos portadores da doença. Em casos mais graves, é possível que haja a necessidade de transplante pulmonar.
Cansaço, tontura, falta de ar, dores no peito, palpitações e desmaios são os principais sintomas da HAP.

“A HAP pode apresentar-se na forma idiopática (sem causa conhecida), ter caráter hereditário, ou ser desencadeada por uso de medicamentos anorexígenos. Algumas doenças podem estar associadas à HAP, como as doenças reumáticas autoimunes, a esquistossomose, cirrose hepática, cardiopatia congênita ou a infecção pelo HIV”, explica a dra. Jaquelina.

Outro ponto importante do evento será o debate em torno da oferta de medicamentos pela rede pública no país. Segundo Paula Menezes, não há acesso gratuito a todo o rol de medicamentos disponíveis para a doença.

“Somente dois deles são distribuídos no Brasil. Sem esta oferta e diante do custo elevado dos demais medicamentos, a única saída para pacientes de diversos estados têm sido as ações judiciais.”
Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar
Data: 4 de maio de 2013
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Hotel Bourbon Ibirapuera (Avenida Ibirapuera, 2927)
Assessoria de imprensa
Acontece Comunicação e Notícias
(11) 3873.6083 / 3871.2331
Giselle Porto ou Patrícia Boroski
acontececom2@uol.com.br
www.acontecenoticias.com.br

Nenhum comentário: